terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Protolando a RPPN Reluz no IEMA (Renata Bomfim)

Em 2007, Luiz e eu firmamos o propósito de adquirir uma área  de mata para preservar. Esse espaço já nasceu com uma identidade: reserva ambiental. Assim nós a denominamos "Reserva Natural Reluz". Nessa época ainda não sabíamos da existência das RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural), modelo de unidade de conservação,  que foi criada em 1990. 


Nessa década viemos cuidado da fauna e da flora desse espaço e assim que soubemos da das RPPNs passamos a pesquisá-las. Chegamos à conclusão que esse era um modelo de UC que vinha ao encontro do nosso desejo. Passamos assim a reunir materiais, documentos e a buscar a adequação necessária para uma possível certificação.



Em 2016 demos um passo importante para a criação da RPPN Reluz, cuidando do georreferenciamento da área e de uma série de certidões necessárias. No dia 07 de novembro protocolamos o pedido no IEMA (Instituto Estadual de Meio Ambiente).





Nesse momento, aguardamos um parecer do IEMA e vamos dando continuidade as adequações necessárias para que os projetos que ansiamos fazer sejam possíveis. Já estudamos os passos necessários para a implantação de um centro de pesquisa multidisciplinar e de educação ambiental (EA) e de viveiros de soltura de pássaros, bem como, participamos do Programa Reflorestar, do Governo do Estado do Espírito Santo. 

Hoje, dia 12/12/2016, fizemos o CAR, Cadastro Rural, e seguimos nos dedicando a esse trabalho, pois, acreditamos na sua importância, tanto para nós, quanto para as gerações que nos seguirão. 

Renata Bomfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário