quinta-feira, 14 de junho de 2018

Vice-governadoria realiza visita técnica nas RPPNs Reluz e Koehler, em Marechal Floriano/ES (12/06/2018)


No dia 12 de junho de 2018 recebemos a visita técnica do representante da Vice-Governadoria, cumprindo o prometido pelo Vice-governador Cesar Colnago, em reunião realizada no dia 07 de junho (ler matéria). O Agente de Extensão em Desenvolvimento Rural Luiz Carlos Leonardo Bricalli veio às RPPN Reluz e Khoehler, em Marechal Floriano, conhecer um pouco do dia a dia dos RPPNistas e dos desafios que esses encontram na gestão das Reservas. 

A RPPN Reluz é voltada integralmente para a preservação, pesquisa e educação ambiental já a RPPN Koehler também é voltada para a produção rural orgânica e sustentável. 

Essas duas RPPNs deram uma pequena mostra das contribuições que as RPPNs prestam à sociedade capixaba. O ES conta hoje com 57 RPPNs distribuídas em 22 municípios. Se levarmos em conta que 80% da Mata Atlântica remanescente está em terras de particulares e que no nosso estado 56 municípios não possuem ainda RPPNs, veremos o quanto essa importante modalidade de unidade de conservação precisa ser fomentada no ES. 

O Movimento RPPNista Capixaba tem trabalhado na divulgação das RPPNs, mas necessitamos que o Governo, as prefeituras e o Ministério Público abracem essa causa apoiando as RPPNs. 

Registramos aqui a nossa alegria com a abertura desse importante canal de diálogo entre o Governo e os RPPNistas, confiantes de as nossas solicitações serão atendidas e que juntos somos mais forte na defesa da floresta e da biodiversidade capixaba. 

Renata Bomfim

Uma das placas da RPPN Reluz esculpidas por Luiz Bittencourt,
sitada na chegada da RPPN Reluz.

Visita do representante da Vice-governadoria, Luiz Carlos Leonardi Bricalli,
 à trilha que margeia a Mata da RPPN Reluz
com os proprietários Renata Bomfim e Luiz Bittencourt (e a mascote Evita Peron)
Visita a RPPN Koehler, onde o RPPnista Clóvis Koehler apresentou os desafios de gestão
 de uma RPPN que consorcia Mata e produção rural orgânica e esustentável


Nenhum comentário:

Postar um comentário