terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Atividades do Dia Nacional das RPPNs/ 2021 (RPPN Reluz/ ES)

 


DIA NACIONAL DAS RPPNs

 A Reserva Natural Reluz foi criada em 2007 e, em 2017, tornou-se uma Reserva Particular do Patrimônio Natural. 

Desde que a Lei 13.544, de 19 de dezembro de 2017, instituiu o dia 31 de janeiro como sendo o Dia Nacional das RPPNs, a Reserva Natural Reluz realiza eventos que objetivam conscientizar a população para temas relacionados à preservação ambiental. No ano anterior, 2020, foi destacada a importância da preservação das ABELHAS NATIVAS SEM FERRÃO para a preservação da vida, ocasião na qual a Reserva Natural Reluz inaugurou o Meliponario Reluz e firmou parceria com a AME-ES.

Tendo em vista a tragédia que vem ocorrendo em variados biomas brasileiros, e a um foco de incêndio perigoso que ocorreu no entorno da Reserva ambiental Reluz a poucos dias, escolhemos dedicar esse dia 31 de janeiro de 2021 a PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

O Verão é uma temporada na qual o número de incêndios florestais aumenta, causando prejuízos incalculáveis à biodiversidade e, por conseguinte, a saúde das pessoas e a economia. Às altas temperaturas, soma-se, muitas vezes, o desconhecimento e o descuido humano, pois, grande parte dos incêndios florestais decorre de pequenas fogueiras, práticas agrícolas equivocadas e, até mesmo, de uma “inocente”, guimba de cigarro jogada na estrada. 

Vivenciamos um cenário ambiental caótico, no qual variadas espécies encontram-se em vias de extinção, além do mais, a poluição no ar gera variados males à saúde e o aquecimento global torna a terra mais quente. É necessário um pacto entre o PODER PÚBLICO E A SOCIEDADE para que esse cenário seja modificado.

A comunidade rural e as comunidades em torno áreas de mata possuem um papel decisivo na prevenção aos incêndios florestais. Práticas do dia-a-dia como se evitar colocar fogo em lixo ou em pequenas áreas destinadas ao cultivo contribuem grandemente para assegurar tragédias evitáveis. 

A Reserva Natural Reluz (RPPN Reluz) pretendia fazer outro evento presencial, mas, por conta da pandemia não foi possível, mas, isso não nos impede de criar novas formas de interação com as pessoas e, assim, convidamos a comunidade, o poder público para refletirem e contribuírem com ideias para a resolução desse trágico problema que ameaça as florestas. 

Renata Bomfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário