31/01


A RPPN Reluz, no Espírito Santo, realiza encontro 

para comemorar o Dia Nacional das RPPNs (31/01/2020)


RPPN Reluz firma parceria com a AME-ES e inaugura o Meliponário Reluz no Dia nacional das RPPNs/ 2020



Diretoria da Associação de Melipolicultores do ES:  Presidente de Honra Adailton Gonçalves Pinheiro, Presidente João Luiz Teixeira Santos, Tesoureira Adriana Pessotti Bastos e gestores da RPPN Reluz Renata Bomfim e Luiz Bittencourt.

Nossa amizade com a Associação de Meliponicultores do ES, a AME-ES, já é antiga, foi com essa turma animada que passamos a conhecer melhor as abelhas nativas brasileiras e o quanto é urgente ações de preservação para que elas não desapareçam, a exemplo da Uruçu capixaba que ainda correr risco de extinção. No dia 31 de janeiro de 2020, Dia Nacional das RPPNs, essa amizade ganhou contorno institucional e a RPPN Reluz e a AME-ES firmaram um termo de parceria e inauguraram o Meliponário Reluz., destinado a educação ambiental.

Foi uma manhã muito agradável e produtiva. Tivemos a alegria de ter na inauguração representantes da Secretaria Municipal de Meio ambiente de Marechal Floriano, do Vereador de Marechal Floriano Ubaldino Saraiva, juntamente com o com o técnico do INCAPER Cesar Krohling; do fotógrafo e observador de aves membro do AMOAVES e do COA João Andrade, do Superintendente do IBAMA Diego Libardi e dos analistas ambientais do IBAMA Décio Luiz C. Motta e Rosângela Laia, do Secretário interino de Meio Ambiente do Estado do Estado Elber Dos Reis Tech e os nossos vizinhos.

Agradecemos muito a AME-ES por apoiar os projetos da Reluz, e estamos certos que essa parceria renderá bons frutos. 


A RPPN Reluz concedeu o título de Amigos da RPPN Reluz a pessoas e instituições que são apoiadoras dos projetos da Reluz.

 Nosso agradecimento a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marechal Floriano, nas pessoas do Secretário Sérgio Stein e dos biólogos Átila Domingues e Anderson Ferreira.
Prestamos uma homenagem aos nossos vizinhos, o Sr. Dalton e Dona Elza, que são os moradores mais antigos da região.

Nosso agradecimento ao Secretário interino de Meio Ambiente do Estados do ES Elber Reis Tech, extensivo ao Secretário de meio ambiente Fabrício machado.

Homenageamos o amigo e apoiador da RPPN Reluz Ubaldino Saraiva, vereador em Marechal Floriano e extensionista do INCAPER.

Nosso agradecimento ao mais novo parceiro de trabalho da RPPN Reluz, a Associação de Melipolicultores do ES (AME-ES). Na imagem Adailton Gonçalves Pinheiro, Presidente de honra, João Luiz Teixeira Santos, Presidente e Adriana Pessotti, tesoureira da AME-ES.

Homenageamos o amigo fotógrafo e observador de pássaros João Andrade, que acompanha e colabora com os trabalhos da RPPN Reluz desde a sua criação.

Nosso agradecimento a todos!

Soltura de pássaros silvestres na RPPN Reluz celebra o Dia Nacional das RPPNs


Um momento muito emocionante da celebração do Dia Nacional das RPPNs 2020, na RPPN Reluz, foi o da soltura de pássaros apreendidos, pelo IBAMA, essa ação reforça o nosso esforço para a construção do Viveiro de Reabilitação e Soltura de pássaros silvestres na Reserva Natural Reluz, um sonho antigo que está prestes a se tornar realidade. 

Não sabíamos que o IBAMA traria pássaros para a soltura, foi uma surpresa que demonstra a sensibilidade dessa gestão em apoiar as iniciativas da sociedade civil organizada. Obrigada ao Superintendente do IBAMA Diego Libardi e aos analistas ambientais Décio Motta e Rosângela Laia. 

RPPN Reluz celebra, junto a autoridades e comunidade do entorno, o Dia Nacional das RPPNs




O dia 31 de janeiro é muito significativo para todos os RPPNistas. Foi por isso que, mesmo após alguns estragos deixados pela chuva, decidimos manter a ideia de fazer a celebração. Embora o tempo para organizar o encontro tenha sido bastante curto, pois a estrada estava interditada e não pudemos passar alguns dias antes,  tudo deu certo e realizamos esse sonho de fazer um 31/01 aqui na Reserva Reluz.

Esse ano dedicamos uma atenção especial à comunidade do entorno, convidamos os vizinhos para um delicioso café e bate papo sobre preservação ambiental. Contamos, para realizar tal tarefa, com a presença de um time de peso que atendeu ao nosso chamado. 

Estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Meio ambiente, de Marechal Floriano, agradecemos as presenças dos biólogos Anderson V. Ferreira e Átila C. Domingues, extensivo ao Secretário Municipal de Meio Ambiente de Marechal Sérgio Stein; a Diretoria da Associação de Melipolicultores do ES, nas pessoas do seu presidente João Luiz Teixeira Santos, do Presidente de Honra Adailton Gonçalves Pinheiro e da Tesoureira Adriana Pessotti Bastos; Do Vereador de Marechal Floriano Ubaldino Saraiva, juntamente com o com o técnico do INCAPER Cesar Krohling; do fotógrafo e observador de aves membro do AMOAVES e do COA João Andrade, a quem agradecemos o registro do evento, do Superintendente do IBAMA Diego Libardi e dos analistas ambientais do IBAMA Décio Luiz C. Motta e Rosângela Laia, extensivo ao analista ambiental Josiano, grande apoiador do Reluz e do Secretário interino de Meio Ambiente do Estado do ES Elber Dos Reis Tech, extensivo ao Secretário Estadual de Meio Ambiente Fabrício Machado. Nosso agradecimento especial para os nossos vizinhos que compareceram, e o Sr. Dalton que recebeu a homenagem representando os moradores do entorno.

Foi um dia no qual pudemos compartilhar a nossa alegria pelas conquistas, muitas delas fruto de anos de trabalho voluntário, e renovar as forças para continuar lutando pelo meio ambiente e pelas RPPNs. 

Dedicamos essa edição do aniversário das RPPNs às abelhas sem ferrão e nesse dia foi inaugurado o Meliponário Reluz. Recebemos como presente uma caixa de abelhas jatai, da AMES e, na ocasião,assinamos um termo de parceria com a Associação de Meliponicultores do ES, unindo forças na preservação das abelhas nativas brasileiras.

Outro momento emocionante foi o da soltura de pássaros, pelo IBAMA, essa ação reforça o nosso esforço para a construção do Viveiro de Reabilitação e Soltura de pássaros silvestres na Reserva natural Reluz, um sonho antigo que está prestes a se tornar realidade. Não sabíamos que o IBAMA traria pássaros para a soltura, foi uma surpresa que demonstra a sensibilidade dessa gestão em apoiar as iniciativas da sociedade civil organizada. 

Nesse encontro sentimos nossos vínculos estreitados e foram discutidos ideias e projetos para Marechal Floriano, inclusive uma parceria entre o IBAMA, INCAPER e Câmara Municipal de Marechal Floriano para o manejo de cobras na região, tendo em vista o alto índice de matança que vem ocorrendo. 

Registramos o nosso agradecimento a todos esses parceiros e amigos, aos nossos vizinhos e felicitamos a todos os RPPNistas Capixabas e do Brasil por esse dia que nos conecta numa mesma energia e batida do coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário