RPPN Reluz


 

RESERVA NATURAL RELUZ (RPPN Reluz)

Reserva Natural Reluz é um sonho compartilhado pelo casal capixaba Renata Bomfim e Luiz Bittencourt e a sua criação, no dia 19 de junho de 2007, foi motivada  pelo desejo de contribuir para com a preservação do meio ambiente e, especialmente, pelo amor pelos animais e pelas árvores.

Após dez anos de trabalho em prol da preservação ambiental, no dia 23 de novembro de 2017, A Reserva Natural Reluz foi transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN Reluz) e averbada de acordo com o disposto na Lei Estadual nº 9462, de 11 de junho de 2010 e com o Decreto Estadual nº 3.384-R, de 20 de setembro de 2013. A Reserva foi averbada com caráter de perpetuidade, conforme o termo de compromisso nº 003/2017, firmado no 1º Cartório de Ofício de Marechal Floriano e registrado sob a matrícula nº 3.266, Livro 1.

A transformação da Reserva Natural Reluz em uma unidade de conservação reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Governo do Estado do Espírito Santo um novo ânimo ao casal e esse passou a militar pela criação de novas RPPNs, ocupando hoje uma cadeira no Comitê de Integração e Apoio às RPPNs.

O nome Reluz foi escolhido para a reserva pelo seu significado: relumbrar, resplandecer, brilhar muito. Esse termo está alinhado com a ideia de que a vivência ambiental gera consciência, ilumina as mentes, estimula a adoção de hábitos sustentáveis e ensina valores importantes para a vida. 

A Reserva Natural Reluz comunga com os valores do vegetarianismo e do pensamento descolonial, caracterizando-se como espaço para encontros, parcerias, compartilhamento de experiências e ampliação de ações de cuidado para com afauna e a flora. 

A Reserva ambiental Reluz não está aberta para visitação pública, pois, algumas estruturas físicas ainda precisam ser construídas, assim, a Rserva Natural Reluz dedica-se  à preservação e restauração da Mata Atlântica, a trabalhos de cuidado com os animais e educação ambiental. 

Vale destacar que, para além dos importantes serviços ambientais que essa RPPN presta à sociedade capixaba, ela vem irradiando ideias sustentáveis e cumprindo a missão de contribuir para com a preservação da biodiversidade por meio da educação ambiental, da pesquisa e de ações que promovam a recuperação e o cuidado da fauna e da flora.  Por meio desse trabalho, pautada em valores como o respeito a todas as formas de vida, ética, cooperativismo e liberdadea Reserva Natural Reluz busca ser reconhecida como uma reserva natural sustentável, criativa e inovadora. 

No dia 14 de janeiro de 2020, a Reserva Ambiental Reluz passou a sediar o INSTITUTO AMBIENTAL RELUZ, instituição não governamental e sem fins lucrativos que hoje responde pela gestão dos projetos ambientais desenvolvidos pela Reserva Natural Reluz.

O Instituto Ambiental Reluz (IAR), CNPJ 36.309.165/0001-97, foi criado tendo como objetivos promover e estimular os valores humanistas, a preservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável por meio da educação ambiental, da pesquisa científica e de ações e vivências socioambientais.

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: Renata Oliveira Bomfim

Vice-Presidente: Ester Abreu Vieira de Oliveira 

Diretor secretário: Francisco Aurélio Ribeiro

Diretor Financeiro: Luiz Alberto Carvalho Bittencourt


CONSELHO FISCAL

Karina de Rezende Fohringer

Simone Patrocínio de Almeida

João Luiz Castello Lopes Ribeiro


Contatos dos gestores e outras informações:
renatabomfim2006@gmail.com
(27) 99574-7410

3 comentários:

  1. Encantada com esse trabalho, literalmente, iluminado! Vida longa e reluzente para essa Reserva, queridos Renata e Luiz. Parabéns por abraçarem essa belíssima missão!

    ResponderExcluir
  2. Ei, Renata, meus parabéns pelo trabalho aí!

    ResponderExcluir
  3. Renata, falei com você pelo WhatsApp hoje... responda-me quando puder! Firmeza e tranquilidade?

    ResponderExcluir